Aeroporto de Vitória da Conquista e o sonho de Conquista voar mais alto

 

A Campanha e o  andamento  das negociações para viabilização da construção do aeroporto de Vitória da Conquista, fora pauta de diversas movimentações e reuniões de forma coletiva em  Vitória  da Conquista, em que importantes vetores sociais da cidade se juntaram com esse propósito. O que já se contabiliza como um  grande sucesso para a efetiva  instalação do equipamento em nossa cidade. E ainda o fato, de terem acontecido importantes plenárias com lideranças políticas das esferas; municipal, estadual e federal discutindo a importância do mesmo para a cidade e região.
Como o projeto é de uma importância significativa para o desenvolvimento de nossa região, é percebível que todos querem ser o pai da criança e daí contabilizar o feito, como mais uma carta na maga para justificar a sociedade de que os esforços fora de quem conseguiu a instalação e a viabilização do projeto e, em concluso o equipamento, no caso o aeroporto.
Na concepção das articulações que deram inicio as campanhas,  a fim de que pudesse envolver todos os segmentos sociais e correntes políticas da cidade, era de que, não partidarizasse o pleito. Todos os partidos e segmentos eram bem vindo, como foi de fato. Importantes políticos vestiram a camisa do projeto. E teve sucesso, repercutiu inclusive; com grandes e importantes avanços e conquistas contabilizadas. Agora, num piscar de olho, percebe-se, um retrocesso, na linha preestabelecida pelas pessoas que iniciaram a movimentação e as articulações em prol a construção do aeroporto, na qual é usado o lema: “Conquista pode voar mais alto”
A única leitura que se pode fazer agora, é que o movimento perdeu forças, dado a forma unilateral de alguns membros e personalidades compõem o projeto, atuarem de forma isolada junto às representações governamentais ou políticas para discutir o pleito.
É preciso, portanto, que o coletivo que deu início a esta campanha volte a se reunirem e reelaborarem nova estratégia para sensibilizar a opinião pública e os políticos de forma geral, e assegurar, inclusive, a conclusão do encaminhamento das etapas que ainda restam para concretização do aeroporto de  Vitória da Conquista. O Edital para construção da obra, pagamento das indenizações das terras e ponto final.
Comendador: Gildásio Amorim Fernandes