Baianos vão às urnas e clima é tranquilo em todo estado

Eric Luis Carvalho, com informações da Agecom

Neste domingo (31), 9,5 milhões de eleitores baianos devem ir às urnas para escolher o novo presidente da República, que vai administrar o País pelos próximos quatro anos. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) disputam os votos do povo brasileiro. O estado é o quarto maior colégio eleitoral do país.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, também exerceu a sua cidadania. O governador pediu que independente da escolha, os baianos comparecem às urnas e afirmou que após as eleições, espera que o governo federal mantenha a parceria com a Bahia. “Assim poderemos dar continuidade ao crescimento econômico do Estado. Vamos continuar com a atração de investimentos, atração de indústrias”. Mas, Wagner também ressaltou a confiança em uma vitória folgada de Dilma no estado, “Esperamos que ela tenha pelo menos 70% dos votos.”

O governador votou às 9h30, no Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto, 171ª zona, na seção 321, em Arembepe, Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O governador esteve acompanhado dos senadores eleitos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), além do coordenador da sua campanha e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT).  Por volta de 15 horas, Wagner embarca para Brasília, onde acompanha a apuração dos votos ao lado de Dilma e da cúpula petista.

Urnas trocadas

Até às 11h30 da manhã, 70 urnas foram substituídas em todo o estado. Sete delas em Salvador. Segundo o TRE, cinco pessoas foram presas, mas o órgão não confirmou o motivo das prisões. O clima é de muita tranqüilidade em todo estado. Em todo o país, segundo o último boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento foi registrada a substituição de 686 das mais de 400 mil urnas eletrônicas nas sessões eleitorais em todo o país. O número representa 0,171% do total.

Segurança

24 mil policiais e bombeiros militares estão atuando na Operação Segundo Turno das Eleições 2010 em todo o estado. Em decorrência do feriado prolongado, foi reforçado o policiamento nas rodovias estaduais, na rodoviária, no sistema Ferry-Boat e nos locais de lazer.