Centro Cultural do Banco do Nordeste segue roteiro para sua breve implantação em Conquista

 

centroPara formalização e Implantação do Centro Cultural em Vitória da Conquista, e para atender a orientação e diretrizes do próprio Banco, no que se refere a implementação destes equipamentos na cidade onde se destina, e que se faz necessário a realização de seminários em que são abordados e discutidos e observadas, as demandas de cada região, para composição de pautas e programação e, sobretudo como será  a forma de custeio e de gestão do centro e os recursos que serão destinados para a manutenção do mesmo. Informa o Sr. Nilo Meira, Superintendente do BNB na Bahia.

II Seminário sobre o Centro Cultural Banco do Nordeste reuniu diretoria do Banco, representantes do poder público, artistas e produtores culturais e a imprensa local,

Na oportunidade, foi apresentado o projeto arquitetônico e cronograma da Implantação do Centro. Além disso, foram explicitadas as informações de como funcionam os três Centros Culturais já existentes, pois o projeto daqui seguirá a mesma linha. Estes Centros estão localizados nas cidades de Fortaleza, Cariri, no estado do Ceará, e Sousa, na Paraíba. As experiências vivenciadas nestes lugares foram transmitidas para aqueles que tiveram presentes no seminário, e muitas dúvidas foram esclarecidas.

Segundo o Sr.  Nilo Meira, Superintendente do BNB na Bahia, a única diferença entre o Centro Cultural de Conquista e os que já estão em funcionamento é a estrutura física. “Nos outros lugares, o BNB aproveitou edificações já existentes e fez a adaptação. Já o daqui é diferenciado porque ele nasce do zero, a partir de um projeto específico para um terreno onde será edificado. O que é um ponto positivo, pois não há limitação de espaço”, afirma.  O Centro Cultural de Vitória da Conquista contará com um teatro para 400 pessoas, dois auditórios, cada um com capacidade para 80 pessoas, um anfiteatro para 1.500 pessoas, biblioteca para adultos, biblioteca para o público infantil, dentre outros espaços. Ainda segundo o superintendente, a obra, orçada em quatro milhões de reais, deve ser iniciada no mês de maio: “Já realizamos dois seminários, o próximo passo será o processo licitatório. A licitação deve sair em 30 dias. Assim, pretendemos começar a construir o Centro ainda no primeiro semestre deste ano, para ele poder ser entregue à comunidade no final de 2012.”