Copa reúne judocas de Conquista em oitava edição

foto uesbCom quimonos arrumados e a vontade de mostrar no tatame o resultado de meses de treinamento, mais de 350 atletas de várias idades participaram, no último sábado, 29, da 8ª Copa de Judô da Uesb. Realizada pelo projeto “Judô Uesb para a comunidade”, o evento reuniu não só os judocas que treinam no Centro de Extensão da Uesb, campus de Vitória da Conquista, como atletas de outras academias da cidade.Desde 2003 funcionando na Universidade, o projeto tem como objetivo trazer a atividade esportiva para a vida das crianças e jovens, uma excelente forma de formar não só atletas, como cidadãos. “Hoje em dia, as crianças têm procurado mais a rua, as drogas. Através do esporte, é possível levá-las para um caminho melhor. Além disso, o evento é uma forma de aproximação da Uesb com as academias de artes maciais de Vitória da Conquista”, observa Robério Andrade, um dos professores do projeto.Entre as parcerias presentes na Copa, a Academia Yama Arashi levou seus atletas para participar da competição e confraternizar com os outros judocas da cidade. Vitor Guimarães, representante da Yama Arashi, destacou não só a importância da formação humana e cidadã na vida dessas crianças e jovens, como a expectativa de uma competição saudável e fraterna para encerrar as atividades do esporte durante o ano. “A Uesb está tirando as crianças das ruas, o que pra gente é o mais importante. Quem sabe dessas crianças não possa nascer um futuro atleta né? A Copa é uma boa forma de acabar o ano, com as crianças confraternizando entre elas e com a família”, declara Guimarães.

Nessa confraternização, diversas famílias estiveram presentes para prestigiar seus judocas. Mãe da pequena judoca Julia, Rita Cotin (foto à esquerda) foi não só para torcer, mas para prestigiar o treinamento de meses da filha. “Acho essa experiência bastante interessante para o crescimento dela como pessoa e como esportista. Hoje, sinto ela mais concentrada nos estudos e até pra praticar outras atividades, como um jogo de xadrez. Isso é uma coisa importante”, avalia Cotin, que acompanhou de perto a luta de Julia.

Atualmente, o projeto “Judô Uesb para comunidade” trabalha com os bairros Urbis II, Urbis VI, Pedrinhas e Alto Maron. Coordenadora do projeto, Karine Cavalcanti ressalta o intuito de se aproximar da comunidade por meio da extensão universitária, bem como o de incentivar a prática esportiva e a inserção dos atletas da Uesb em outras competições. “É preciso que os projetos da Universidade se aproximem cada vez mais da comunidade de Vitória da Conquista. Temos competido também fora da Universidade, em cidades como Eunápolis e Canavieiras. Até então, temos tido classificações de primeiro lugar em categorias individuais. Em termos de equipe da Uesb, sempre temos conseguido o segundo e o terceiro lugar. Então, isso é motivador para toda a equipe e para todos os nossos judocas. A nossa tendência é ampliar ainda mais o nosso projeto”, destaca Cavalcanti.

por Patrick Moraes