Diretor do site vitória da conquista comunica que o site sai do ar a partir desta terça –feira – e apresenta suas justificativas e as razões pelas quais tomou a decisão.

WWW.VITORIADACONQUISTA.COM.BR sai do ar a partir desta terça-feira

Por Marcus Vinícius

Nesta terça-feira, 6 de março – depois de um ano e quatro meses -, o seu site www.vitoriadaconquista.com.br deixa de ser postado diariamente.

A postagem diária, com as principais notícias da cidade, não será mais disponibilizada e a equipe se desfaz. A decisão é da direção do Site que tem a responsabilidade editorial.

As razões não são financeiras.

Deixamos de “circular”, como o único jornal diário da cidade , ao entender que os nossos objetivos não poderão ser alcançados oferecendo, apenas, um serviço jornalístico à cidade.

A direção do Site assume que não foi capaz de cumprir o que estava planejado, desde o início das nossas atividades: criar um sistema jornalístico de informação para acompanhar os fatos da cidade em tempo integral, de forma isenta.

A própria Organizações Globo, afirma que a isenção é a palavra-chave em jornalismo: “É tão problemática quanto “verdade”. Sem isenção, a informação fica enviesada, viciada, perde qualidade.” Claro que bater 100% de isenção é utopia. Realmente ninguém se despe totalmente do seu subjetivismo, com relação à sua verdade. Mas era nossa a obrigação atingir, em nosso conteúdo, uma posição satisfatória para excluirmos as tendências pessoais. E atingimos.

Nossa postura, durante todo esse tempo foi apartidária, embora meia dúzia entre necessitados por cargos públicos e apaixonados partidários, estejam prontos para contestar. Nenhuma notícia foi produzida ou conduzida de forma tendenciosa. Mostramos a cidade como ela é, entrevistando o seus personagens de forma criteriosa, sem exceder ou omitir suas declarações. A equipe estava preparada neste sentido e cumpriu pauta de forma profissional.

Denunciamos, prestando serviços à comunidade. Algumas matérias tiveram repercussão internacional, apoiamos e promovemos a cultura local, prestamos serviços de utilidade pública e fizemos promoções de sucesso para a cidade. (Reveja: notícias sobre Zico e Eduardo Lages em Vitória da Conquista). A transmissão do show do Maestro do Roberto Eduardo Lages, via WEB, foi um exemplo real sobre as nossas pretensões: através das redes sociais, várias comunidades foram informadas da transmissão e o sucesso foi absoluto: alguns milhares de mensagens foram enviadas de todo o Brasil, da Europa, dos Estados Unidos e outros países. Esta foi uma parceria do Site com a equipe da TV LOCAL, oferecendo uma transmissão ao vivo, limpa em qualidade e som.

O nosso projeto ia além de uma transmissão internacional de sucesso: previa o desenvolvimento de uma TVWeb capaz de registrar, em vídeo, a vida da cidade. O projeto incluía ainda a Rádio Web que teria uma programação com muitas músicas intercaladas com o resumo das notícias postadas no Site a cada 30 minutos.

PUBLICIDADE: VISÃO EQUIVOCADA

Nosso Site estava pronto para executar todo o projeto.

Mas a publicidade local não correspondeu. As agências – com raras exceções – preferem continuar sem enxergar a evolução que já chegou em todos os cantos do mundo: é mais fácil vender outdoors, poluídos em informações e visibilidade do que enxergar e sentir a força Web na vida das pessoas.

Por outro lado, as bonificações de volumes dos tradicionais comerciais veiculados nas TVs são mais atraentes, mesmo com a preferência, cada vez mais incontestável no interior do Brasil, das parabólicas e das TVs fechadas

ALGUMAS REALIDADES INCONTESTÁVEIS

Quanto à mídia – O conquistense já migrou para as alternativas do uso da parabólica e da TV a cabo. Em Vitória da Conquista, existem mais de 75 mil antenas parabólicas e mais de 8 mil receptores instalados de canais fechados.

Não concordar com as nossas enquetes e a participação ativa dos nossos leitores que vivem o mundo web e sabem o seu significado é beirar, é entrar no limiar da estupidez.

As enquetes via web são espontâneas, vivem um momento real e a participação não inibe qualquer resposta, porque essa resposta é única e pessoal.

Observem as pesquisas realizadas sobre alguns programas populares na TV e comprove. A enquete UOL, G1 e de diversos outros sites, mostram as seus leitores quais serão os eliminados da semana no BBB, 24 horas após a definição do paredão, inclusive com o percentual da preferência. As enquetes web, não fogem da realidade e são precisas. Assim acontece também em outras ocasiões, para outras finalidades.

Nosso site prestou este serviço, tentando impulsionar a necessidade de uma radiografia independente através de uma pesquisa cientificamente bem elaborada – em números e quesitos – do município que o empresário não possui, que o político não quer saber e que a publicidade local precisa conhecer, para se atualizar, entender e prestar bom serviços ao seu cliente.

E aqui, cabe um parêntese: os outdoors espalhados pela cidade são lamentáveis. São outdoors sem nenhuma técnica, sem nenhum compromisso com o anunciante, sem nenhuma visibilidade, sem nenhum aproveitamento de leitura, com doze, quinze informações na mesma peça. O conceito universal de outdoors define o máximo de nove palavras para o tamanho convencional. A preocupação quanto a isso é zero e chega a ser criminosa.

Era necessário, pelo menos, que observassem as marcas nacionais que veiculam na cidade. A Renner, ao chegar à Conquista, alugou um veículo e mandou a sua mensagem simples, direta, precisa, em pontos estrategicamente escolhidos para fugir dessa poluição visual que domina a cidade.

Não existe uma análise técnica sobre os segmentos que movem a cidade, porque não existem dados, pesquisados cientificamente – nem qualitativa nem quantitativamente – para identificar os anseios da sua população quanto a alguns pontos primordiais como Educação, Saúde, Segurança, Alimentação, Bebida, Droga, Transporte, Comunicação, Finanças, Atacado/Varejo, Serviço, entre outros. Cada categoria macro desse elenco possui o seu próprio cenário de problemas e soluções que nunca foram analisados.

A nossa atitude ao abrir uma enquete sobre determinado enfoque ou sobre a mídia existente em Conquista pretende, muito mais, demonstrar aos nossos leitores alguns números significativos da cidade. A avaliação foi feita por eles, os números apontados pertencem a eles. E são verdadeiros.

MANIQUEÍSMO

A luta foi longa durante esses dezesseis meses de atividade. Fechamos o www.vitoriadaconquista.com.br com uma média a 8 mil acessos únicos diários e mais de 15 mil visitas diárias, graças aos nossos seguidores. Esse domínio com o nome da cidade nos impulsionou ao pódio no jornalismo local, através de uma equipe e colaboradores eficientes e colunistas lúcidos, que merecem os nossos mais calorosos elogios e agradecimento.

Aos nossos seguidores, que nos acompanharam desde o o início e aos nossos anunciantes que acreditaram em nosso projeto, a nossa gratidão e um agradecimento especial pelo apoio, pela visão e pela presença constantes nos nossos comentários.

Lamentamos (muito) ter que, infelizmente, comungar com o comentário de um dos nossos leitores – que prefere não ser identificado, mas quer nos alertar: “infelizmente não basta pensar profissionalmente, para manter um meio de comunicação”.

É com esse comentário recebido hoje que encerramos as nossas atividades:

-“ Fazendo uma rápida pesquisa na internet, percebi, há algum tempo, que cidades do interior do Brasil não costumam ter um site de notícias. Blogs, estes são inúmeros e se multiplicam a cada dia. A grande diferença é que os blogs externam a opinião do seu autor, unicamente. Sites de notícias, que substituem periódicos impressos nestes tempos modernos, são poucos e se restringem aos grandes grupos de comunicação. Um dos motivos, penso eu, é que nas cidades do interior, tudo se resume a grupos (principalmente políticos). Se alguém não faz parte de um grupo, não comunga dos seus interesses e ideais, faz, necessariamente, parte do outro, num maniqueísmo sem fim, pois os integrantes de um grupo sempre veem os integrantes do outro como o “mal encarnado”, o ladrão, o desonesto.

Nestes tempos de radicalismo de posições e de condução de informações, é motivo de muito júbilo, penso eu, a existência de um canal imparcial, que, praticando o bom jornalismo, permita ao leitor tirar as suas próprias conclusões. Ainda bem que o Site da Cidade está nos redimindo desta era de blogs, que mais parecem manifestos políticos partidários.

Os leitores não podem esquecer que imparcialidade não quer dizer falta de espírito crítico. É uma pena que os anunciantes não se utilizem da poderosa ferramenta da internet, porque “ontem saiu uma notícia que pode desagradar a, b, ou c”, esquecendo-se que, na semana passada, o site elogiou iniciativas destas mesmas pessoas. Prevalecendo as posições maniqueístas, quem perderá com isso é o cidadão que lê, raciocina, pensa, critica porque, infelizmente, não basta pensar para se manter um meio de comunicação.”

 

Obs. O site Vitória da Conquista ao longo de sua existência foi e é,  ate esse momento, uma importante fonte de informação para o Conquistense, e ao deixa de existir, contabilizará como uma grande perda para toda a sociedade, uma vez que o mesmo ao longo de sua existência vem desenvolvendo um trabalho de excelente qualidade e profissionalismo. Em tempo esperamos que a diretoria reavalie a decisão e reveja a possibilidade de continua atuando no mercado conquiste.

Gildásio Amorim Fernandes