Garis expressam orgulho em contribuir com a manutenção da cidade

SC2_29801

Na segunda-feira, 16, foi comemorado o Dia do Gari. Esse profissional é responsável por limpar e organizar o espaço urbano, realizando os serviços de capina, roçagem, varrição, recolhimento de lixo e entulho. Serviços que contribuem para a qualidade de vida da população.

A Administração Municipal conta com 247 garis concursados. Dois deles são Lidiane Mendes, 37, e Ênio Matos, 36, que trabalham no terminal de ônibus, na Avenida Lauro de Freitas. O batente para eles começa logo cedo: às 6h, e vai até 17h, com intervalo para almoço. Ambos estudaram até o primeiro ano do Ensino Médio e viram no cargo a chance de ter uma estabilidade.

Ênio Matos é casado e pai de duas meninas. Ele assumiu sua função quatro anos e dois meses. Época também em que nasceu sua primogênita. É com entusiamo e segurança que ele fala da profissão: “Eu tenho o maior orgulho e prazer de ser gari. Por onde eu ando e as pessoas me perguntam qual é a minha profissão eu falo com maior prazer: sou gari. Não tenho vergonha disso. Do meu trabalho pra casa, da casa pro meu trabalho vou com a farda sem me preocupar com nenhuma discriminação pela função que a gente faz. Muitas pessoas menosprezam nossa profissão, mas ela é digna igualmente a de qualquer trabalhador. Eu e minha família dependemos do que ganho aqui”, diz o armador que virou gari. “Eu tive que escolher entre as duas profissões e optei por gari, porque a garantia de emprego é melhor”, conta.

Há sete anos, a sua colega Lidiane exerce a mesma função na Prefeitura. “Antes estava desempregada, surgiu o concurso, fiz e estou até o dia que Deus permitir. Gosto do que faço, é gratificante o trabalho que a gente faz, fazemos com amor e com carinho para deixar a cidade limpa. Não tenho vergonha por ser gari, pelo contrário cuido dos meus filhos com esta profissão que tenho”, comenta.

Além do trabalho braçal e do sol que enfrenta no período diurno, à noite, como a maioria das mulheres, ela tem outra jornada: “acordo às 4h30 e quando volto do trabalho vou cuidar da casa e dos filhos. Eles já estão grande, mas toda mãe sabe como é”. Ela tem um filho de 19 anos e uma menina de 13.

Fonte: PMVC