Moradores do Nova Cidade e localidades vizinhas prestigiam programação do Domingo por Encantos e Cras na Praça

A manhã deste domingo, 29, foi de festa para moradores do loteamento Nova Cidade e de localidades vizinhas. É que eles participaram dos projetos Domingo por Encantos e Cras na Praça, promovidos pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Serviços de saúde e beleza, balcão judiciário, inscrições para o Pronatec e informações sobre o trabalho realizado pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Creas, Bolsa Família e outros programas sociais foram ofertados à população. O espaço para os pequenos também foi garantido, com brinquedos infláveis, oficinas de balões e pintura facial, além do espaço de leitura. Pipoca e algodão doce também fizeram a alegria da criançada.

As apresentações de capoeira do Projeto Escola Mais e a batida forte da percussão, formada por jovens atendidos no Cras VI, que atende os moradores da região do Nova Cidade, animaram os presentes.

Gildelson Felício

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, o Domingo por Encantos é um momento especial para a população. “Trata-se de uma ação com o envolvimento de várias secretarias municipais, que buscam promover este trabalho social e levar as pessoas a tomar conta dos espaços públicos, que são delas”, disse.

A coordenadora do Cras VI, Carla Mascarenhas, destacou os serviços oferecidos pelo Centro e lembrou uma das missões do serviço. “Estamos aqui com o Cras, onde existem pessoas em situação de vulnerabilidade e onde há a necessidade dos serviços de assistência social ofertados pelo centro”, contou.

Davi Rocha e família

Os moradores aprovaram a iniciativa da Administração Municipal. Para o porteiro Davi Rocha, morador do loteamento Veloso, “este projeto é muito bom, porque tem atividades para todos, inclusive, para as crianças”.

Maria Isabel

A doméstica Maria Isabel Silva destacou os serviços oferecidos para as mulheres. “Estou achando tudo muito bom, principalmente o corte de cabelo e a manicure, porque estão embelezando as mulheres e é nosso direito ficar bonita. As crianças também se divertem muito. Estou feliz por estar aqui”, assegurou.

Já Camila Alexandrina , moradora do Nova Cidade, apontou a comodidade em ter no mesmo local vários serviços diferentes. “Encontrar atividades para crianças, homens e mulheres, além de palestras e atividades ligadas à saúde, no mesmo dia e lugar, é excelente. Esta é uma ação muito criativa”, realçou.

Camila Alexandrina

Homenagem a Seu Rosa – Durante a programação do Domingo por Encantos e do Cras na Praça, foi feita uma homenagem ao ex-presidente da Associação de Moradores do Nova Cidade, o senhor Idaildo Rodrigues Chaves, popularmente conhecido como Seu Rosa. Um dos moradores mais antigos do loteamento, liderança comunitária e participante ativo no Orçamento Participativo, Seu Rosa, que faleceu em dezembro do ano passado, dá nome a praça onde foi realizado o evento deste domingo.

Para Edinê Chaves, uma das filhas de Seu Rosa, a homenagem é motivo de orgulho. Ela também lembrou as melhorias conquistadas pela comunidade local. “Conseguimos moradia melhor, com a reforma de várias casas, pavimentação, posto policial e essa praça com quadra que leva o nome do meu pai. Isso mostra que vale a pena participar. Hoje eu continuo nessa luta que era dele”, contou.

untitledA viúva de Seu Rosa, dona Enedite Chaves, disse emocionada: “Estou feliz pelas conquistas do nosso lugar e orgulhosa pela Prefeitura ter reconhecido o trabalho que ele fez e acho que lá no céu ele está muito feliz”.

Além das secretarias municipais, o Domingo por Encantos e o Cras na Praça contaram com a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Previdência Social.

– See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/moradores-do-nova-cidade-e-localidades-vizinhas-prestigiam-programacao-do-domingo-por-encantos-e-cras-na-praca/#sthash.4dFu1oCD.dpuf