Novo CAPS amplia assistência estadual aos dependentes químicos

A Bahia ganha,a partir desta semana, um novo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool Drogas(CAPS), unidade especializada na assistência, recuperação e reinserção socialde dependentes químicos. O assunto é um dos temas destacados pelo governadorJaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (24). “O CAPS faz parte dosnossos programas estaduais Pacto pela Vida e Viver Sem Drogas e é uma parceriacom o governo federal, por meio do programa nacional de enfrentamento ao crack,lançado pela presidenta Dilma Rousseff ”.

O novo CAPSestá localizado no antigo prédio da Faculdade de Medicina da UniversidadeFederal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, eamplia o atendimento aos dependentes químicos no Estado. A unidade seráinaugurada na próxima sexta-feira (27), às 10h30, com a presença do ministro daSaúde, Alexandre Padilha, que no mesmo dia irá com o governador a Santo Amaroda Purificação, no Recôncavo baiano, para entregar uma base do Serviço deAtendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O governadorressalta a importância dos centros de apoio aos dependentes químicos e diz queo programa de enfrentamento ao crack passa por três pilares: a prevenção, paraevitar que os jovens se envolvam com a droga; o acolhimento, voltado àquelesque precisam de apoio e tratamento para se libertarem da dependência; efinalmente, a segurança, para o combate aos traficantes, “para que a gentepossa vencer a batalha contra essa epidemia social, que se transformou o uso docrack”.

Legado da Copa 2014 – Na mesma ediçãodo Conversa com o Governador, Jaques Wagner fala de vários outros assuntos,destacando entre eles, a sua agenda de viagens em cidades do interior paraentrega de obras.

Ele tambémressalta a visita a Salvador na semana passada, de uma comitiva da Fifa paraver o andamento das obras da Arena Fonte Nova. “Foi uma visita de grandeimportância”, diz.

Segundoinforma, que depois de sobrevoar de helicóptero a cidade e ver a obra por cima,inclusive o traçado para o projeto de mobilidade urbana, a comitiva foi aocanteiro de obras e saiu bem satisfeita com o atual estágio dos trabalhos.“Eles perceberam que as obras, agora com 2.100 operários trabalhando, ganharamum ritmo novo e ficaram bem impressionados com o que viram. Sinceramente fiqueimuito satisfeito com o resultado da visita”, disse.

Outro temadestacado pelo governador é o acordo assinado entre o Governo do Estado e asprefeituras de Salvador e Lauro de Freitas para a construção da linha II dometrô, como um importante legado da Copa 2014 à capital baiana e regiãometropolitana. “Temos que pensar no interesse maior e nessa hora o maiorinteresse é dotar a nossa capital e Lauro de Freitas de um equipamento de mobilidadeurbana e de transporte público à altura da terceira maior capital do país”.

Segundo JaquesWagner, o governo também se preocupa em melhorar as condições do trânsito em Salvador. Para ele,as coisas estão no caminho correto e a expectativa é cumprir toda a agenda delicitações no primeiro semestre e iniciar as obras do metrô no segundo semestredeste ano. Ainda durante o programa, Wagner ressalta as ações do governoestadual em diversas regiões do interior da Bahia, onde tem comparecidosemanalmente para inaugurar obras de recuperação de rodovias, entregarmoradias, postos de saúde da família e, dente outras, obras de programassociais como o Água para Todos.

Finalmente, ogovernador informa que nesta quarta-feira (25) estará nos municípios de TeodoroSampaio e Terra Nova, onde entregará as obras de recuperação da BA 515, cominvestimentos de mais de R$ 15 milhões. A obra liga os dois municípios ebeneficiará uma população superior a 415 mil pessoas de vários municípios daregião. Na quinta-feira (26), em Salvador, ele participa no auditório doMinistério Público do lançamento da sétima edição da campanha de combate aviolência sexual contra crianças e adolescentes. Fonte Ascom – g.Ba