26 de abril de 2024

(77) 98833-0195

Prefeitos da região participam em Vitória da Conquista de reunião de lançamento da Frente Integra Sudoeste

Um importante passo para o futuro da região Sudoeste será dado nesta sexta-feira (30), em encontro que será realizado no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista. Dezenas de gestores de diversos municípios vão discutir a formação da Frente Integra Sudoeste, uma proposta de unir a região em torno de pautas e projetos que propiciem o desenvolvimento integrado.

O encontro terá a participação especial do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, que também é secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e vai apresentar os benefícios da integração dos municípios para o desenvolvimento regional. Petrolina é um dos municípios que mais crescem no Norte e Nordeste e vem experimentando grandes avanços nos últimos anos.

Também foi convidado e confirmou presença o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que é o gestor municipal de Jequié.

Na parte técnica, o professor titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Roberto Paulo Machado Lopes, vai abordar as questões econômicas regionais, as vocações econômicas regionais e o potencial de desenvolvimento da região em conjunto. Roberto Paulo é mestre em Economia (Ufba) e doutor em Geografia e Planejamento Territorial (Universidade de Barcelona). Tem dois livros publicados e cinco capítulos de livros, boa parte envolvendo estudos sobre a economia de Vitória da Conquista e da região.

A ideia da Frente Integra Sudoeste nasceu do entendimento entre a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que é ex-governador do estado da Bahia. Os dois avaliaram que há muitas demandas comuns dos diversos municípios e projetos que, tendo investimentos, resultariam em ganho para toda a região.

Nilo e Sheila chegaram à conclusão de que, ao invés de procurarem encaminhar suas próprias agendas ou partirem isoladamente para buscar recursos federais e possíveis investimentos privados, seria muito mais produtivo capitanear um movimento que juntasse outros gestores em torno das pautas, o que proporcionaria mais força na hora de apresentar os pleitos.

Entre os exemplos de projetos e investimentos que Sheila Lemos e Nilo Coelho apontam como capazes de alavancar o desenvolvimento comum da região incluem-se a barragem do Rio Pardo; um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista; a duplicação da BR 116, que está atrasada em, pelo menos, oito anos, e a revitalização e ampliação do setor agropastoril (bacia leiteira, citricultura, ovinocultura, cafeicultura, entre outros potenciais).

Os prefeitos que participarão do encontro devem sugerir pautas que estejam relacionadas a seus municípios e que tenham relação também com o desenvolvimento regional. Foram convidados para formar a Frente prefeitos de 73 municípios que compõem a Macrorregião de Saúde definida pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) do Governo do Estado, por ser a delimitação geográfica e administrativa que engloba a maior parte dos municípios.

O encontro está marcado para às 13 horas.