Professor do curso de medicina da UESB – Clodoaldo Cadete – ao participar na edição do livro “Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia”, com capítulo que contextualiza a “Urgências em Ginecologia”, se torna uma das referência cientifica para o segmento acadêmico e profissional no Brasil.

 

 clodoaldo_cadete2

Ascom / Uesb

Ser reconhecido pelos seus pares é, certamente, uma das formas mais satisfatórias de realização profissional. Quando esse reconhecimento, para além de todos os elogios e congratulações que lhes são inerentes, vem sob a forma de valorização do trabalho desenvolvido, é possível dizer que tal profissional chegou ao auge da carreira.

O professor Clodoaldo Cadete, do Departamento de Ciências Naturais (DCN) da Uesb – Universidade Estdual do Sudoeste da Bahia – campus de Vitória da Conquista, pode se orgulhar desse feito. Ele acaba de ver publicado um capítulo de sua autoria, no livro “Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia”, o segundo da série Ultrassonografia, organizado pelo médico paulista Ayrton Roberto Pastore, diretor do Instituto de Radiologia e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. “Eu ministrei uma aula, num Congresso realizado em Teresina, no Piauí, o doutor Pastore estava presente, gostou do trabalho, me perguntou se podia publicar e eu disse que sim. Eu pensei que fosse publicar numa revista e, para minha surpresa, foi publicado no livro dele”, relembra.

Clodoaldo Cadete, que é cearense de nascimento e conquistense de coração, já que mora na cidade desde a infância, assina o capítulo 72 da obra, “Urgências em Ginecologia”, uma leitura obrigatória para estudantes, pesquisadores e profissionais de Medicina. Ele explica que, desde a época de estudante, sempre se interessou pela ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia. “A ultrassonografia teve um princípio dentro da obstetrícia. Eu tive um professor, Luiz Eduardo Machado, que foi praticamente o introdutor da ultrassonografia aqui na Bahia. Foi uma pessoa baluarte, o meu grande incentivador”.

Ao se formar pela Escola Bahiana de Medicina, em 1984, Cadete buscou aprofundar o conhecimento nesse ramo. Especializou-se em Valência, na Espanha, tornando-se uma das maiores referências da área na Bahia. Um respaldo que lhe vale convites para ministrar aulas e participar de jornadas médicas em toda parte. Há 15 anos, dá aula num curso particular de ultrassonografia em Salvador. Já ministrou cursos em Natal (RN), Campo Grande (MT), São Paulo, Piauí, proferiu conferência na Espanha, durante os Congressos Europeu e Hispano-luso-brasileiro de Ultrassonografia e Obstetrícia, ministrou o primeiro curso oficial de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia de Angola, na África, a convite do Ministério da Saúde daquele país e do Ministério da Saúde do Brasil.

Urgências em Ginecologia

O assunto é relativamente novo, já que a ultrassonografia tem sido pouco estudada em urgências ginecológicas. O capítulo 72 de “Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia” é composto de casos acompanhados pelo próprio Clodoaldo Cadete, numa clínica particular de Vitória da Conquista, da qual é diretor. “A gente aborda no capítulo a dor aguda em ginecologia, e o que pode ser visto em ultrassonografia, de modo a orientar e nortear o trabalho do médico para um tratamento mais eficaz para a mulher”, esclarece.

São todos casos reais de urgências em ginecologia. Uma abordagem às principais causas de doenças decorrentes de fatores ginecológicos, gastro-intestinais, urológicos e cirúrgicos. Gravidez ectópica, cisto de ovário, miomas torcidos e doença inflamatória pélvica são alguns dos assuntos tratados no capítulo. “O mais bonito e gratificante para mim foi que eu pude coletar esses dados trabalhando normalmente e todos esses casos são importantes porque foram realizados aqui em Vitória da Conquista”, afirma o ginecologista e obstetra.