Seminário discute Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar

ativismo

Atividade acontece nessa terça, 15, e marca o encerramento dos 16 Dias de Ativismo

Encerrando as atividades da campanha pelo fim da violência contra as mulheres, que mundialmente acontece no fim de novembro até o dia 10 de dezembro, o Centro de Referência Albertina Vasconcelos realiza o Seminário “Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar” nessa terça-feira, 15. O evento será realizado das 8h às 13h, no auditório do Cemae.

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o seminário se destina aos agentes comunitários de Saúde. Os objetivos são orientá-los e informá-los para que sejam multiplicadores no enfrentamento à violência doméstica e familiar. “E que eles sejam também capazes de reconhecer os possíveis sinais de existência da violência nos lares aos quais tiverem acesso, podendo fazer orientações e encaminhamentos necessários à Rede de Proteção e Atenção à Mulher”, complementou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Elza Mendes.

“16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – Realizada em vários países, a campanha tem o objetivo de promover o debate e denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres no mundo. Oficialmente, inicia-se no dia 25 de novembro, data consagrada como o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, e termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Brasil, as atividades começam alguns dias antes do calendário oficial, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, razão pela qual a campanha nacional tem, na verdade, vinte dias de duração. Em Vitória da Conquista, portanto, as atividades se iniciaram antes mesmo do calendário brasileiro, se estendendo por mais de um mês.

PMVC