Ufba lança residência em arquitetura, urbanismo e engenharia

 

 Sem título

A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia realizou nesta quarta-feira (24), o lançamento da Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. O projeto pioneiro é uma iniciativa da pós-graduação da faculdade, proposta pela professora Angêla Gordilho Souza, e se inspira na residência realizada pelas universidades médicas.

Segundo a faculdade, será implantado um curso de especialização para Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, associado à elaboração de projetos de interesse social. A especialização tem base na Lei Federal nº 11.888/2008, de autoria do deputado Zezéu Ribeiro, que assegura a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

“O projeto para a lei foi construído no bojo da luta pela reforma urbana, associado ao direito à moradia urbana e à cidade. Precisamos criar mecanismos e técnicas que materializem esse direito”, explica o deputado.

A lei ainda faz referência à criação de convênios ou termos de parceria para a promoção de programas de capacitação profissional, residência ou extensão universitária nas áreas de arquitetura, urbanismo ou engenharia, como está sendo desenvolvido na UFBA.

Arquiteto e urbanista por formação, o deputado Zezéu Ribeiro foi homenageado durante o lançamento, juntamente com a professora arquiteta Ermínia Maricato, o professor arquiteto Pasqualino Magnavita e a socióloga Maria Brandão.

O deputado espera que com a capacitação, haja um “compromisso para que o estudante residente assuma o papel social de construção de uma sociedade mais solidária e mais justa de pensar as cidades como áreas de convivências e bem estar de toda a população, com a participação social na elaboração e implementação das políticas publicas”.

 

textto

Keyti Souza