Vitória da Conquista participa do Dia Nacional de Prevenção contra o Câncer

Campanha contra o cancer

(Por: Sara Reis com informações da Secom PMVC)

O câncer é uma doença que apesar de ser amplamente conhecida, apresenta dados preocupantes. E para informar a população e prevenir novos casos da doença, diversas instituições, em todo o país, estarão mobilizadas pelo Dia Nacional de Prevenção ao Câncer, nesta sexta-feira, 27. Em Vitória da Conquista, uma campanha, promovida pela Secretaria de Saúde, vai leva informações para a população sobre o câncer. No stand montado na Praça Nove de Novembro, das 9 às 17h, os conquistenses terão acesso a palestras, informações sobre como prevenir o câncer de boca, mama e colo de útero, além de exames para diagnóstico do câncer de boca.

De acordo com o radiologista, Dr. Valverde Monta´Alverne, as incidências mais freqüentes em Vitória da Conquista, levando em conta que atende às cidades circunvizinhas nota-se o aumento de casos de câncer de tireóide e câncer gástrico das pessoas oriundas das regiões de Caetité, e Brumado e mais relacionados às pessoas que estão em volta da jazida de urânio. “Temos discutido bastante com colegas, precisaria ser feito um estudo específico de casos naquela região, mas é bastante alto”, ressalta o médico.

Já em relação ao caso específico de Vitória da Conquista prevalecem nas mulheres os casos de câncer no útero, no ovário e câncer de mama. Já nos homens são os casos de câncer gástrico, pulmão e esôfago. Mas o Dr.Valverde ressalta que com o envelhecimento da população, é mais comum aparecerem casos de câncer, pois podem surgir com a idade. “As pessoas às vezes chegam um pouco assustadas aqui dizendo que está aparecendo muito câncer, mas isso é porque as pessoas estão vivendo mais”, afirma o radiologista.

O médico dá uma receita para prevenção do câncer que é acessível a qualquer pessoa: Uma coisa fundamental é não fumar, não beber, fazer exercícios, ter uma alimentação saudável e ser feliz. As pessoas que riem e se divertem têm menos câncer”.

Veja mais na entrevista com o Dr. Valverde